A Avaliação Psicopedagógica têm como objetivo identificar os
sintomas das dificuldades de aprendizagem e ir em busca das causas.
A Avaliação Psicopedagógica se inicia
já no primeiro contato com a família, no qual é apresentada a queixa inicial
Durante os
atendimentos, realizam-se testes específicos da Psicopedagogia, de caráter afetivo,
social, funcional e cognitivo; Entrevistas Familiar e Escolar e Anamnese
(histórico do cliente). Somente depois de todo esse processo de investigação, é
possível fazer uma devolutiva, que sane todas as dúvidas da família, criança ou
adolescente.
Todos os aspectos apresentados no decorrer dos atendimentos, são
analisados, assim como, as potencialidades e necessidades do sujeito e contexto
de aprendizagem escolar, utilizando condutas que realmente tenham significado
ao avaliar.
Quando falamos
em Avaliação Psicopedagógica, referimo-nos muitas vezes ao diagnóstico
relacionados as dificuldades, uma vez que, quando há um transtorno se faz
necessário um trabalho multidisciplinar.
A Devolutiva
Psicopedagógica (diagnóstico) é um processo contínuo, revisável e muitas vezes
a intervenção se faz necessária. Além disso, sugestões e comprometimento da
família, cliente e ambiente escolar são necessários para o desenvolvimento
significativo da aprendizagem, o devolvendo o prazer em aprender.
Roberta Valenza Janiski
Pedagoga e Psicopedagoga
Thamyres Fernanda Bondan
Pedagoga e Psicopedagoga
contatodiscere@gmail.com
(41) 99889 7674
Obs: Imagem meramente ilustrativa, não fazendo parte do banco de imagens da Discere Psicopedagogia.
Comentários
Postar um comentário