
Sendo assim, tudo o que aprendemos com os nossos pais, seguimos a risca diariamente e ensinamos nossos filhos a fazer o mesmo, é considerado rotina. Então, não só os adultos, mas as crianças também precisam ter rotinas bem definidas. Mas, qual a importância da rotina na vida das crianças?
Diferente dos adultos, as crianças ainda estão aprendendo a viver em sociedade, a respeitar os outros e lidar com diferentes sentimentos. De acordo com Educador e Psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikur “Nenhuma criança fica confortável em uma situação em que não sabe o que esperar. A rotina estabelecida dá um sentido de ordem do qual nasce à liberdade.”.
Na prática, sabemos que não é tão fácil estabelecer uma rotina na vida dos filhos, ainda mais com a correria do dia-a-dia. No entanto, é muito importante que a família adote alguns hábitos e regras no cotidiano dos pequenos.
Ao elaborar uma rotina, devem-se levar em consideração os seguintes aspectos:
· As necessidades biológicas – o descanso, a alimentação e a higiene, a faixa etária;
· As necessidades psicológicas – o ritmo e o tempo de aprendizado de cada criança nas diversas tarefas realizadas;
· As necessidades sociais – a cultura e estilo de vida daquela comunidade ou daquela escola.
Somente uma rotina adequada, desde cedo, colabora para que cresçam mais confiantes e independentes. Essa organização permite que a criança assimile e desenvolva o seu próprio esquema, sendo fundamental para a formação física e psicológica.
Ter horário para se alimentar, realizar a higiene, estudar e dormir, é indispensável para que se eduque e aprenda em um ambiente adequado, com todas as necessidades supridas, fazendo com que se sintam confortáveis e seguros. Só assim, serão capazes de conhecer e desenvolver suas habilidades, graças à estabilidade que os hábitos e a vida transmitem, sendo essências em sua formação e desenvolvimento enquanto cidadãos responsáveis e confiantes.
Sua ausência gera medo e ansiedade, não somente nos pequenos, mas também nos adultos. Portanto, criar uma rotina, é positivo e deve iniciar o mais cedo possível.
Mas lembre-se, não fique frustrado caso aconteça algo e seja necessário sair da rotina. O importante é que a criança e adolescente compreenda, que ter horários para determinadas atividades é indispensável para todos. Ter alguns horários livres entre os afazeres programados é de suma importância para momentos de relaxamento sozinhos ou em família.
Obs: Imagem meramente ilustrativa, não fazendo parte do banco de imagens da Psicopedagoga.
Roberta Janiski
Pedagoga & Psicopedagoga
Referências:
“ http://leiturinha.com.br/blog/rotina-para-crianca/”
“https://amenteemaravilhosa.com.br/importancia-rotina-para-criancas”
“http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-rotina-para-as-criancas/”
Comentários
Postar um comentário