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Muitas vezes,
às famílias chegam ao consultório, sem saber o real motivo de estar ali. Então,
quando procurar um Psicopedagogo?
Há inúmeros
fatores que ocorrem durante o processo de aprendizagem de todos os seres
humanos. Estes podem ocorrer normalmente ao longo da vida, ou, apresentarem
algumas barreiras, que consequentemente causarão dificuldades ao aprender.
Sendo assim,
quando sei que devo procurar por um profissional da Psicopedagogia?
O ingresso na
escola é um período muito importante e essencial na vida de qualquer indivíduo.
Ao longo da carreira escolar, o essencial é observar o comportamento e
desenvolvimento da criança e/ou adolescente.
Não há uma
causa específica a ser citada, afinal, cada sujeito é único, com suas
potencialidades, sentimentos e necessidades. O que cabe a família é estar
atento caso ocorram algumas dificuldades e/ou obstáculos ao aprender.
O
Psicopedagogo deve ser procurado, quando se apresentam sintomas, que podem se
manifestar de diferentes maneiras, dentre eles, podemos citar:
- · Falta de interesse em ouvir histórias;
- · Dificuldade de seguir rotinas;
- · Atraso no desenvolvimento global;
- · Dificuldade de adaptação;
- · Inversão de letras; Sílabas ou palavras;
- · Adição ou emissão de sons;
- · Leitura e escrita lenta para a idade;
- · Letra ilegível;
- · Desorganização geral na folha (falta de orientação espacial;
- · Falta de concentração, Atenção e memória;
- · Baixo rendimento escolar;
- · Atraso na entrega de trabalhos escolares;
- · Repetência;
- · Desmotivação e falta de interesse nos estudos.
Este são
apenas alguns sintomas de um conjunto que podem indicar que a criança precisa
de ajuda. Quanto mais cedo os pais e professores perceberem a
manifestação destes obstáculos ao acompanhar a turma, ou até mesmo se uma
dúvida surge a respeito do desenvolvimento dos filhos, é indicado buscar uma
opinião profissional para esclarecer, apoiar e ajudar a família através de uma
Avaliação Psicopedagógica, caso necessário.
Evitem que a
situação fique mais difícil ou deixe o sujeito ansioso, nervoso ou com a
autoestima baixa quando se trata de aprender, estender a procura, pode resultar
em maiores obstáculos e dificuldades, sendo mais difícil reverter o caso.
Vale a pena
ressaltar, que aprender vai muito além apenas do ambiente escolar e dos
conteúdos que estes ofertam. De acordo com Piaget (1990) aprender é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande
prédio que, na medida em que se acrescenta algo, ficará mais sólido, ou à montagem
de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a
uma flexibilidade e uma mobilidade das peças tanto maiores quanto mais estável
se tornasse o equilíbrio.
Obs: Imagem meramente ilustrativa, não fazendo parte do banco de imagens
das Psicopedagogas
Roberta Valenza Janiski
Pedagoga e Psicopedagoga
Thamyres Fernanda Bondan
Pedagoga e Psicopedagoga
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