Durante o período escolar os pais e/ou responsáveis pelo individuo prezam para que estes tenham sucesso em sua forma de aprender, mas nem sempre esse sucesso acontece em todas as áreas do conhecimento.
Partindo desta questão, surgem algumas preocupações com notas baixas, falta de comprometimento com os estudos e o insucesso em determinados conteúdos e o por que disto estar ocorrendo.
Atualmente se ouve falar muito sobre dificuldades de aprendizagem, e/ou transtornos de aprendizagem, frequentemente muitos pais nos procuram fazendo relatos como: “meu filho não consegue ler e escrever, será que ele tem dislexia?” ou “ele não para quieto, não presta atenção, acho que é Déficit de atenção e hiperatividade!”.
Em nosso consultório, sempre orientamos os responsáveis que nos procuram em como funciona o processo avaliativo e o que estará sendo investigado. Além disso, explicamos que nem sempre uma dificuldade escolar é de caráter orgânico, ou seja um transtorno de aprendizagem, como esperam.
Mas então, o que é dificuldade de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem está relacionada a vários fatores que podem ou não ser decorrentes de causas educativas, mas que independente das situações proporcionadas, o individuo acaba mostrando os mesmos sintomas, no momento de vida em que se encontra.
Quando isto ocorre, deve-se procurar um profissional da psicopedagogia, para que seja feita uma avaliação psicopedagógica a fim de investigar as seguintes dimensões: cognitiva, funcional, afetiva e social.
- Cognitiva: forma como se adquire o conhecimento;
- Funcional: funcionamento de uma pessoa para aprender.
- Afetivo: vínculos estabelecidos com as situações de aprendizagem;
- Social: como se relaciona com as outras pessoas para aprender;
Somente este profissional e após todo o processo de avaliação, que é dado um diagnóstico, sobre quais os motivos de estar apresentando a dificuldade naquele momento da vida. Além disso, com a avaliação psicopedagógico e juntamente neste diagnostico, nós da Discere Psicopedagogia apresentamos as formas de aprendizagem do individuo e orientamos a família, cliente e escola em como lidar com esta situação temporária, de forma que todos caminhem juntos.
Lembramos que cada individuo é único, sendo assim, a sua forma de aprender e as melhores estratégias para que isto ocorra de forma significativa, varia em cada caso.
bs: Imagem meramente ilustrativa, não fazendo parte do banco de imagens da Discere Psicopedagogia.
bs: Imagem meramente ilustrativa, não fazendo parte do banco de imagens da Discere Psicopedagogia.
Luana Brunatti Flasmo
Psicopedagoga e Assessora Educacional
luanadiscere@gmail.com
Roberta Valenza Janiski
Psicopedagoga e Assessora Educacional
robertadiscere@gmail.com
Thamyres Fernanda Bondan
Psicopedagoga e Assessora Educacional
thamyresdiscere@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário